uma ORDEM PARATODOS


 A NOSSA VISÃO, A NOSSA AÇÃO E O NOSSO COMPROMISSO


No contexto atual, os ARQUITETOS continuam a debater-se com inúmeras dificuldades no exercício da sua prática profissional. É verdade que a conjuntura global nem sempre é favorável e que as responsabilidades envolvidas neste tema são cada vez mais complexas. No entanto, isso apenas enfatiza a necessidade de uma ORDEM capaz de desempenhar o fundamental papel de CATALISADOR e MOBILIZADOR de interesses comuns a TODOS os seus membros, justificando nesse processo a sua própria relevância. Valorizar a Arquitetura é indissociável de uma política consistente e proativa que APOIE e DEFENDA os arquitetos das contrariedades que permeiam o mundo contemporâneo.


Neste âmbito, apresentamos uma candidatura focada nos arquitetos, na defesa do seu trabalho e na sua valorização social. Queremos uma Ordem mais presente na vida dos membros, UMA ORDEM PARA TODOS, edificada a partir de uma Secção Regional Norte democrática, que potencie a participação real de todos. Propomos uma EQUIPA plural e representativa das regiões Norte e Centro do país, empenhada e com um espírito de serviço à nobre causa da nossa profissão.

Entendemos que só uma Ordem próxima dos seus membros, consciente da sua realidade e dos seus problemas, pode GARANTIR o desempenho COOPERATIVO, indispensável à defesa da Arquitetura!


Na preparação deste programa, procurámos integrar os diversos contributos que recolhemos junto de colegas de múltiplas realidades territoriais e diversas formas de exercício da profissão, incorporando as preocupações recentemente abordadas no Congresso Nacional.


Os objectivos estratégicos, abaixo elencados, têm por base o trabalho de levantamento e estudo dos problemas da profissão. Procuramos dar-lhes resposta através de uma programação que permita a materialização de soluções concretas. É nosso propósito informar os colegas das realidades, por vezes complexas, que envolvem os nossos problemas permitindo-lhes, se assim entenderem, escrutinar e participar das ações que iremos desenvolver.


Em síntese, pretendemos Descentralizar, Integrar e Aproximar.
 

  • UMA ORDEM DESCENTRALIZADORA, mais presente em todas as regiões Norte e Centro, sem barreiras, ou obstáculos, à participação e apoio dos membros.


  • UMA ORDEM INTEGRADORA, solidária e cooperante entre os diversos órgãos e delegações/núcleos, na defesa de questões que preocupam a classe, potenciando mudanças positivas à atividade de todos.


  • UMA ORDEM DE PROXIMIDADE, inclusiva e com um papel ativo na sociedade e na política, promovendo parcerias com instituições e entidades externas que se alicercem na união e na defesa da profissão e do arquitecto.


Este é o nosso Manifesto

 
Queremos o que não temos:
UMA ORDEM PARA TODOS.